Cultura inclusiva!

09-04-2016 19:49

    Esta semana conversava com colegas acerca da falta de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente em cadeira de rodas. Comentava-se o facto de um monumento nacional extraordinário como o Mosteiro dos Jerónimos não estar preparado com rampas para que todos possam aceder ao seu espaço de forma independente e autónoma.

    Hoje visitou Sintra e um dos Palácios existentes no deslumbrante Monte da Lua. O lugar, Palácio de Monserrate, foi completamente remodelado, mas mantém toda a traça e esplendor que os seus habitantes, nomeadamente Mr. Francis Cook, lhe conferiram com todas as maravilhosas inovações que foram instaladas numa casa nascida no século XIX. Nessa altura o senhor não previu a necessidade de rampas, eram outros tempos. Mas quem agora remodelou este sítio inqualificavelmente lindo teve esse cuidado. O espaço, quase todo, é acessível a cadeiras de rodas e carrinhos de bebé, a entrada do palácio tem uma rampa e as vias de acesso estão limpas, num piso estável que isso permite. Na zona dos jardins, com subidas cobertas de vegetação e escadas, será mais complicado resolver esta questão.

    À saída foi feito um jardim aprazível onde foram colocadas mesas para piqueniques, ou apenas para descansar e aqui ela viu algo que até hoje não tinha visto em nenhum parque deste género: uma mesa preparada para colocar uma cadeira de rodas. Assim, todos podem aproveitar uma refeição à mesa, juntos!

    Ela gostou muito da ideia, fotografou e dissertou! Que este exemplo seja reproduzido em todos os locais públicos… Afinal, a ideia é simples e tão correta!  

Contactos